Para se montar um vestiário ideal, antes de tudo é preciso conhecer a norma trabalhista que rege os vestiários das empresas, a nr24 (norma regulamentadora 24 do ministério do trabalho) ela define desde a metragem do espaço por funcionário até o tamanho dos armários, passando pelas quantidades de pias, bacias, chuveiros, funcionários insalubres, etc..
Os vestiários modernos separam a área úmida (pias, chuveiros e bacias) da área seca (armários)
Seguindo a nr 24:
– Escolha um local arejado e com iluminação adequada (aproveite a iluminação e ventilação natural vindas das janelas) economiza energia.
– A norma exige a separação de vestiários feminino e masculino, mesmo quando os armários estejam juntos em um único guarda volumes, procure se adequar a isso.
– As paredes e pisos com revestimentos facilitam a limpeza do local.
– Defina o local dos armários de acordo com a quantidade de funcionários e o espaço reservado, solicite ao fornecedor um projeto em 3 d com os armários no local, isso ajuda muito na distribuição dos módulos.
– Distribua as portas de uma mesma coluna a funcionários de turnos diferentes, ajuda a diminuir a quantidade de usuários na frente do módulo ao mesmo tempo, elimina congestionamentos em corredores.
– Reserve espaços para os bancos, além de serem obrigatórios (nr 24) são fundamentais para o usuário calçar os sapatos ou apoiar as mochilas quando está tomando banho.
– Escolha o tamanho do compartimento seguindo a norma, funcionários de setores que tem contato com sujeira, pó, graxa, etc. Devem separar a roupa que vem de casa do uniforme de trabalho, evitando assim a contaminação, nesses casos devem usar compartimentos maiores com prateleira separando as roupas.
– Observe se ao abrir a porta de entrada do vestiário, se tenha a visão dos usuários se trocando, isso é comum acontecer e precisa ser evitado adicionando divisórias que podem ser feitas com os próprios armários, isso será definido no projeto.
– Opte por armários que não enferrujam, evita contaminação nos pisos e armários que podem ser levadas para produção, um problema para alguns segmentos.
– Observe a quantidade de pias, chuveiros e bacias de acordo com a nr24.
– O compartimento deve ser pessoal, somente em alguns casos específicos é permitido o uso rotativo. Se a empresa exige uniforme tem que fornecer armários para os usuários, exceto alguns setores administrativos que não se faz necessário a troca de uniforme. (consultar a nr24).